19 de janeiro de 2008

O milagre.


Depois de uma tarde penosa a procurar respostas, venho compartilhar minha frustração.
O que eu procurava?
Bom... Sentado no sofá estou contemplando um milagre TV.
Não, esse não é mais um programa de fanatismo religioso e sim um desenho de qualidade no meio de uma grade tão pobre.
O “milagre” em questão é Snoopy, um desenho fantástico criado por Charles Monroe Schulz, um cartunista americano.
O desenho do cachorro da raça beagle é uma pitoresca jornada pelos caminhos da imaginação de um criador nobre e sagaz. A mistura de elementos marcantes como cão bilíngüe, com complexo de Walter Mitty (RESUMO: É se imaginar no centro das atenções), que dorme no telhado ao invés de dentro da casa e fantasia ser um piloto da segunda guerra mundial torna esse personagem figura celebre entre as muitas do inconsciente pop coletivo moderno.
Ver esse cão divertindo e irritando seu companheiro Charlie Brown é um vicio. Sua personalidade única é a prova do que seu criador disse a seu respeito: "ele tem que sair do seu mundo de fantasia para sobreviver. Por outro lado, se assim fosse ele levaria uma vida miserável e aborrecida”.
Mas a questão é: o que eu procurava?
Uma das coisas mais ilustres do desenho que passa na TV é a trilha que acompanha o cão. A harmonia e o ritmo que essa trilha dá ao desenho é um espetáculo a parte. Se você fechar os olhos, a viagem de ver Snoopy toma um outro rumo e você é embalado por qualidade em quantidade suficiente para esquecer que existe coisa do tipo “meninas super poderosas” ou “meu amigo da escola é um macaco”.

Depois de uma procura árdua nada encontrei. Mas não vou parar de procurar e quando achar coloco aqui.

Por fim, o que seria de nós sem Snoopy, Caverna do Dragão, Carmen Sandiego...

Filipe de Paula Silva.

6 comentários:

  1. Oi Jhou. Interessante!
    Tudo isso saiu da sua caxola?
    Se, sim, blz!
    Significa que está conseguindo por ordem seus pensamentos ao ponto de sintetizá-los para escrita.
    Grande progresso....
    Beijos da sua prima que admira e torce pelo seu sucesso. Stela

    ResponderExcluir
  2. A cada estréia de um desenho animado,fico preocupada em começar uma coleção de boxes de desenhos que tiveram grande importante em minha nem tão distante época. Quando eu tiver filhos,o que será que eles irão assistir?
    Minha nem tão distante época...época que aprendíamos com nossos personagens favoritos,desenhos de raciocínio,investigação,enigmáticos,criativos e engraçados.Onde o prazer pelo desenhar era visível,onde as trilhas musicais eram inspiradoras,onde as cores eram mais vivas e as histórias tinham nexo.
    E hoje?O que temos de instrutivo?
    Sabendo filtrar,encontramos sim,desenhos espetaculares,eles ainda existem!
    Me recordo agora da célebre turma da mônica.Salve,salve Maurício de Souza!!!

    beijos meus maninho!!

    ResponderExcluir
  3. é realmente você gosta do snoop! hahahahaha...brincadeira! eu tbm adoro desenhos! tbm gosto mto do snoop, mas faz tempo q eu não vejo!
    ainda passa na tv?
    beeijinhuuuus raladoooo!

    ResponderExcluir
  4. Gostei de seu blog,pois você tem muita essência...

    ResponderExcluir
  5. Seu pensamento sobre o encanto fantástico dos bons desenhos animados, nos faz pensar tb na qualidade musical que temos hoje em dia pelo mundo a fora. Às vezes me pergunto se meus alunos, minhas filhas terão lembranças tão doces como eu tenho em minha memória, sobre desenhos na TV, músicas, brincadeiras, nos tempos em que eu era meninota. Costumo dizer que minha memória é um tesouro. Ver sentido no que é diversão é muito importante, pois só assim nos trará as "doces lembranças".

    ResponderExcluir